sexta-feira, 5 de novembro de 2010

CDL pede à Câmara de Cuiabá que reverta alta do imposto


Por MARIANNA PERES

Colocando em prática a postura pró-ativa contra alta de tributos, ação anunciada no final do mês passado pelo vice-presidente da CDL/Cuiabá e diretor da CNDL, Paulo Gasparoto, em entrevista ao Diário, ele e outro dirigente, Célio Fernandes, visitaram ontem o presidente da Câmara de Vereadores da Capital, Deucimar Silva (PP), e pediram para que a Casa reverta a aprovação da atualização da nova Planta Genérica de Valores, que dará origem à alta no valor cobrado sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no próximo ano.

Como aponta Gasparoto, “há casos em que a Planta aponta para aumentos de mais de 200%. A sociedade cuiabana está com sua capacidade contributiva exaurida”. Ainda conforme ele, o consumidor pagará duas vezes pela majoração do imposto, “a primeira de forma direta, pelo seu imóvel, e a segunda de maneira indireta, já que o comércio não terá outra alternativa a não ser diluir o tributo no valor das mercadorias”.

Para que a mobilização ganhe corpo Cuiabá afora, os dirigentes além de visitarem o presidente da Câmara, estão firmando contato com membros do Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon), do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea/MT), Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci), Associação Comercial e presidentes de bairros. “Os principais corredores estão avaliados acima do mercado”, argumenta.

O Executivo municipal contrapõe que há 13 anos a Planta não era atualizada e que neste intervalo a cidade registra um “enorme desenvolvimento urbano” que faz jus a uma melhor arrecadação do tributo.

Fonte: Diário de Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo