terça-feira, 6 de julho de 2010

Rio Grande do Sul reduz ICMS do leite


A governadora Yeda Crusius, do Rio Grande do Sul, assinou no dia 1º de julho de 2010 decreto que reduz a carga tributária para os derivados do leite. A medida concede crédito presumido de 4% na compra de leite para a produção de derivados no Estado.

De acordo com a governadora, o objetivo da medida é dar mais competitividade aos produtos produzidos no Estado que têm o leite como matéria-prima e atende a uma demanda das pequenas indústrias e dos produtores rurais.

"O momento financeiro que o Estado vive, com as contas em dia e os gastos sob controle, permite que possamos impulsionar segmentos importantes e tradicionais da economia do Estado, como esta parte da cadeia do leite que é produtora dos derivados", afirmou Yeda.

O secretário-adjunto da Fazenda, Leonardo Gaffree Dias, diz que a medida beneficia tanto indústrias pequenas, quanto as grandes. "Acreditamos firmemente que os pequenos produtores serão, em grande medida, beneficiados, porque nós dividimos aquilo que está sendo colocado na legislação em alternativas. Estamos oferecendo alternativas para indústrias pequenas que tiverem sua produção muito formada, como exemplo na produção de queijo."

Geralmente estas são fábricas pequenas que compram leite de pequenos produtores rurais. "Estas vão fazer suas escolhas por um benefício específico do queijo. E para aquelas com maior porte, que têm necessidade de aquisições, que conseguem atingir produtores de maior porte, temos o benefício que atinge todos os produtos derivados." O decreto consolida a indústria láctea do Estado.

Fonte: Governo RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo