“Os servidores estão empenhados em melhorar os processos, em dar mais celeridade. Sou contabilista e entendo a angústia dos senhores. Estamos abrindo ainda mais as portas do Fisco. Vocês também são divulgadores da Sefaz e precisamos desta parceira”. Os comentários foram feitos pelo secretário de Fazenda, Edmilson José dos Santos, durante um encontro com contribuintes e contabilistas do município de Rondonópolis, na última sexta-feira (07.05).
A reunião foi o retorno dado pelo Governo do Estado a uma pauta de reivindicações encaminhada pelos contribuintes de Rondonópolis ao Fisco no dia 28 de abril. A maior parte dos pedidos foram atendidos pela Sefaz e estão sendo encaminhados sob forma de projetos de lei para a avaliação da Assembleia Legislativa, como por exemplo, parcelamentos de débitos no Conta Corrente originados anteriormente a dezembro de 2008.
Com relação aos pedidos que dependem de regulamentação nacional, o secretário destacou que a equipe está ouvindo todas as partes interessadas e busca uma saída que atenda a toda a economia e também a legislação. Durante o encontro organizado pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (Acir), os presentes aproveitaram para entregar uma nova carta de solicitações ao Governo do Estado. “Como fizemos agora, vamos estudar os pedidos e em breve retornaremos para dar os esclarecimentos necessários, onde poderemos atender e onde não poderemos mudar o procedimento. O importante é que estaremos explicando diretamente ao contribuinte o motivo de nossas decisões”, destacou Edmilson dos Santos.
Para o presidente da Acir, José Orival Orsi, a Sefaz está fazendo a diferença com esta presença em Rondonópolis. “Nossas reivindicações estão sendo estudadas, solucionadas, esclarecidas. O secretário de Fazenda e toda a equipe de direção da Secretaria se comprometeram a voltar, a unir forças com os contribuintes. Isso é muito importante para que a economia cresça e gere o desenvolvimento de Mato Grosso”.
IN LOCO
Além de participar do encontro com contribuintes, o secretário de Fazenda, Edmilson dos Santos, visitou alguns empreendimentos comerciais de Rondonópolis. Em uma das lojas visitadas, ele ouviu do proprietário as principais dificuldades no relacionamento com o Fisco. “Esta visita está sendo muito positiva para a Sefaz ampliar o conhecimento de como funciona o varejo, suas dificuldades, seu controle de estoque. Acho que a maioria dos problemas está acontecendo com o avanço tecnológico, as novas exigências digitais. Aqui fiquei também conhecendo um pouco das dificuldades da Sefaz”, detalhou o diretor-presidente da empresa, Júlio Alcides Sanches Martins.
Em outro empreendimento visitado, o proprietário disse que ficou contente de ver o desprendimento do secretário em se deslocar até o município para ouvir e conhecer a realidade dos empresários. “Espero que tudo caminhe de forma natural na relação entre Fisco e contribuinte”, disse Narciso Montanhel. Entre a equipe da Sefaz que prestou os esclarecimentos aos contabilistas e contribuintes de Rondonópolis estavam a assessora especial, Maria Célia Oliveira Pereira, o superintendente de Atendimento ao Contribuinte, José Mazini, e o superintendente de Informações do ICMS, Vinicius Simioni da Silva.
Fonte: O Documento
Nenhum comentário:
Postar um comentário